O Projecto CATALISE 2015

Lançamento do questionário às iniciativas de transição e inovação local

O Projecto CATALISE - Capacitação para a Transição Local e Inovação Social, é um processo de investigação-acção que pretende desenvolver um modelo de análise de inovação e sustentabilidade integral, isto é, ecológica, social e económica; e uma metodologia que potencie a disseminação e replicação de iniciativas de inovação local. Hoje está a ser lançado o questionário às iniciativas que integram redes já existentes no âmbito destes temas. É um momento chave no processo CATALISE, sendo a primeira chamada à participação nacional para um mapeamento da situação actual em Portugal.

É com alguma expectativa que chamamos a Vossa atenção para este momento, com intuito de potenciar a mobilização voluntária das pessoas e iniciativas que têm vindo a fazer acontecer esta ‘revolução silenciosa’. Em jeito de balanço, convidamo-vos a responder e reflectir sobre o nosso/vosso processo e a partilhar este momentum numa perspectiva de co-criação. Este projecto tem como visão última mediar políticas e estratégias conducentes à sustentabilidade integrada, pelo que a participação de todos é o único ponto de partida possível. Pedimos apenas que se traga para a mesa de discussão estas ideias. Vamos falar de como CATALISAR processos de inovação para a transição local?

Em colaboração, o CESNOVA - Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa, e o CE3C – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, vão promover durante 15 meses, até ao final do ano de 2015, a identificação, mapeamento, análise, avaliação e disseminação de Iniciativas de Economia Solidária e Inovação Ambiental e Tecnológica. De modo a potenciar sinergias, o projecto decorre em articulação com os projectos: MIES - Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social[1]; BASE - Bottom-up Climate Adaptations Strategies Towards a Sustainable Europe[2] e Rede Convergir. Se se identifica com esta temática, gostava de participar, mas não recebeu o questionário por não estar de momento integrado numa rede, faça você mesmo o seu registo em http://www.redeconvergir.net e/ou contacte [email protected]. http://tinyurl.com/lermais

___

[1] http://www.mies.pt/index.php/pt/ [2] http://sim.ul.pt/cciam/?id=cciam-projects

News

Author

14.01.2015